Páginas

quarta-feira, 29 de fevereiro de 2012

Descrevendo atividade.

Tecnologias na Educação - Ensinando e Aprendendo com as TICs.
Unidade III- Atividade 3.6 – Descrevendo atividade.
Tutora; Sintia Valente
Cursista:Raimunda Morais Garcia


O tema a ser descrito nesta atividade é Introdução a Sociologia, escolhido também para as atividades anteriores e, por fazer parte do conteúdo curricular da primeira série do Ensino Médio na disciplina Sociologia. Tem como objetivos, compreender a importância da disciplina para o estudo da vida em sociedade em todos os âmbitos; propiciar que o educando entenda o processo histórico no qual surge a Sociologia; conhecer seus principais pensadores com suas ideias diferenciadas sobre a sociedade e contribuir para a formação humana.
É essencial trabalhar esse conteúdo, principalmente para alunos que começam uma nova etapa, deixando o ensino fundamental, preparando-os para um novo caminho, o vestibular e posteriormente o ensino superior. Este é o momento de detalhar e explicar a importância do pensar sociológico, uma vez que estuda de forma sistematizada questões que fazem parte do nosso convívio em sociedade, do nosso cotidiano. Dessa forma, o planejamento para esta aula foi elaborado dividindo os itens na seguinte ordem:1- Definição da Sociologia; 2- Utilidade da Sociologia; 3- Como surgiu a Sociologia?; 4- Principais clássicos da Sociologia. Esta divisão foi feita para que os alunos entendam e aprendam de maneira clara, o significado real, o contexto histórico do surgimento e do valor da Sociologia no mundo contemporâneo, estudando as diversidades de situações das quais fazemos parte, frisando as revoluções francesa e industrial como relação histórica dessa ciência e para o mundo capitalista.
A metodologia para execução será com indagações sobre o entendimento que têm a respeito dos diversos acontecimentos que ocorrem na nossa sociedade, sejam na família, na escola, na política, no processo histórico, enfim nas situações que nos rodeiam motivando-os a um debate para ouvir suas opiniões. Posteriormente, serão apresentados os slides montados para a aula com demonstrações de textos com links para outros textos, imagens e vídeos relacionados aos aspectos sociológicos, para que aprendam melhor os itens abordados. Como complemento haverá atividades de questões subjetivas e objetivas para verificar se houve compreensão do tema da aula.
A avaliação será feita no momento da aula, analisando o comportamento dos educandos diante das informações e suas dificuldades de entendimento, quanto aos assuntos e quanto a aceitação da utilização dos recursos tecnológicos.

Nenhum comentário: